sexta-feira, 10 de abril de 2009

Do It A Cappella !

O documentário "Do it a Cappella", de Spike Lee, como sempre, surpreende !
Trata-se de um festival de música a cappella nos Estados Unidos, com depoimentos em preto e branco separando história e show ao vivo, bem nos moldes dos festivais norte-americanos. Para quem não sabe, música a cappella é a música feita sem o uso de qualquer instrumento senão a voz humana. São grupos vocais que, entre os cantores, costumam ser formados por um percussionista vocal, um baixo, um solista e um apoio harmônico.
O filme se inicia com depoimentos de músicos instrumentistas como Brandford Marsalis (saxofonista), Roberta Flack (pianista) e Hugh Masekela (trumpetista) reclamando por não poderem participar do filme de Spike Lee e do festival de música a cappella, mesmo sendo renomados. Logo após, Spike Lee, ele mesmo, passeia pelos subúrbios de Nova Iorque para mostrar as origens dos grupos vocais, que, de certa forma, é uma música marginal. Então, em cada beco escuro ele se depara com um grupo mais incrível que o outro que canta para ele. Até chegar ao grupo “The Persuasions”, os avós dos grupos vocais.
Depois disso começa um show ao vivo, com todos os grupos encontrados nos becos escuros da cidade grande, com alguns dos mais famosos e populares grupos a cappella dos Estados Unidos. Take 6, Rockappella, the Mint Juleps, Ladysmith Black Mambazo, The Persuasions e True Image formam o elenco deste show. A platéia delira e os grupos são performáticos e, além de cantarem, ainda dançam e fazem graça. Só vendo. O mais incrível é que, em 85 minutos de um documentário musical, nos moldes talvez de Win Wenders (Buena Vista Social Club), o único instrumento que se escuta é a voz. Não existe harmonia orquestral, instrumentos harmônicos ou melódicos. Uma bateria, uma flauta ou uma guitarra, são reproduzidos pela voz em cada música. A trilha sonora não poderia ser mais original.



Aqui um trecho do Documentário com o mais antigo grupo vocal do U.S.A, The Persuasions !

Nenhum comentário: